quarta-feira, 8 de junho de 2011

Será o Benedito?

                                                         
               Hoje, posto mais um texto de convidado, a amiga @marisacruz que tem um projeto de educação ambiental simples e fantástico!   

             Agradeço à Marisa pela colaboração.

              Lá vai:  
     
Este projeto, idealizado por Marisa Cruz, embasado nos conceitos de cidadania, arte e sustentabilidade, tem como objetivo desenvolver no ser humano o espírito de conscientização e preservação da vida e do planeta, de forma continuada e não apenas uma ação pontual.

É aplicado em grupos de Estudantes das escolas públicas, na faixa etária de 11 a 15 anos que serão os futuros atores e agenciadores (família, comunidade) desta mudança de atitudes e se tornando cidadãos educacionais universais.
  
O objetivo é alcançar o maior número de cidadãos da comunidade para que esta ação se torne permanente e beneficie a todos.

Temas da realização das oficinas:
1. Meio ambiente;
2. Tratamento adequado do reciclável;                                            
3. A manipulação das ferramentas;
4. Preparação dos materiais;
5. Construção dos objetos propostos;
6. Finalização e acabamento.

Metodologia:
Através de linguagem artística e plástica mediar à oficina, buscando de forma construtiva a confecção de objetos a partir do reciclável. 
           
          Sendo simples e dinâmico, o projeto consegue facilmente despertar o interesse do homem para a sua capacidade de mudar a realidade atual apenas com a mudança de pequenos hábitos no seu dia a dia, alcançando maior qualidade de vida, autonomia e independência.     
               
              Para que o projeto possa ser incorporado como ação efetiva, criou-se um elo: benditobenedito@gmail.com para um diálogo direto e assim promover o desenvolvimento cultural, social e educacional, considerando as especificidades de cada um.
Como parte integrante deste conjunto haverá a distribuição da cartilha intitulada "será o Benedito?", composta por 20 lâminas com o personagem principal Benedito “O bendito” que, de maneira graciosa e inteligente nos dá dicas para serem adotadas em nosso cotidiano, favorecendo a vida e a preservação do planeta.     
                 
     A figura do Benedito, com seus traços que simbolizam a Terra, a Natureza, a Água e a Força Afetiva (coração) das crianças e adolescentes, promove a identificação com o personagem.
                                                                         
                        

                                                         

                             Personagem - Herói que luta pela conscientização da destruição que nos cerca e nos ameaça e pela transformação ativa e contínua da relação do ser humano com a comunidade, com o meio ambiente, com a natureza, com o planeta, enfim com a própria vida.



"Vestir a camisa com o Benedito" é tornar-se ator desta transformação".

            SERÃO AS MÃOS DESTES ATORES QUE
                                                                ESCREVERÃO UMA NOVA HISTÓRIA.

P.S. Quem tiver interesse, há uma sacola retornável e dobrável! com a imagem do Benedito.
Consultem a @marisacruz nno Twitter.






Um comentário:

  1. Adorei! Nos tempos atuais temos que nos unir em prol de um mundo melhor para todos! O Benedito é um fofo!! Se fosse possível, gostaria de receber a cartilha para trabalhar com a minha turma!

    ResponderExcluir