domingo, 5 de junho de 2011

Nova Lei

Na Veja desta semana, Gustavo Ioschipe que vcs sabem, admiro muito pelas ideias tão básicas mas tão bem colocadas, faz um pequeno resumo de sua participação na caravana do JN, onde visitaram escolas em vários estados, as melhores e as piores de cada cidade visitada.

Ao final de seu artigo, faz a seguinte sugestão: "As escolas públicas do país deveriam ser obrigadas por lei a por seu Ideb em placa de 1 metro quadrado em uma escala gráfica mostrando sua nota de 0 a 10. (...)A maioria dos pais e professores hj não sabe se a escola do filho é boa ou ruim, e se, esperamos que consultem o site do MEC, seremos o país do futuro por mais muitas gerações. Mande um e mail para seu deputado e exija essa lei"

Gosto e apoio a ideia da lei.

Porém, não acredito que servirá para muita coisa, pelos motivos que seguem:

- a maioria dos pais não faz a menor ideia do que venha a ser o Ideb.

- em geral os pais não podem escolher onde seus filhos vão estudar. Ou por falta de opção ou por necessitarem de alguma logística para viver. E aí, colocam os filhos na escola mais próxima de casa ou no caminho do trabalho.

- expor o índice das escolas com certeza provocará um levante de "politicamente corretos" ou dos adeptos a colocar a palavra bullying diante de qualquer coisa que os incomode, que dirão que a escola, seus gestores,  seus professores e seus alunos estão sendo humilhados. Afinal, deveríamos fazer uma pesquisa séria para confirmarmos uma hipótese minha: nenhum país supera o Brasil no quesito esconder a verdade, jogar a sujeira para debaixo do tapete.E, fixado na parede, o tapete/placa não segura nada!

Mas repito, a ideia é boa e deveríamos solicitar aos nossos deputados que criassem essa Lei.

Me parece que ela apesar de meus senões, seja mais útil do que renomear pontes, ruas, parques ou justificar gastos com a recepção de uma copa do mundo com o argumento da geração de renda (por trabalho extra, turismo e etc...) mas gastando valores descomunais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário