quarta-feira, 5 de março de 2014

Seres Pensantes - Procura-se



Compartilhar conhecimento sempre foi e continua sendo a melhor ou talvez a única forma de desenvolvimento. 

A adoção de conceitos da administração (planejamento estratégico, visão sistêmica)  da economia (aumento de oportunidades de trabalho) ou mesmo de fundamentos religiosos como o compartilhar sem medo de perder podem sim ajudar e muito.

Porém, temos que cuidar para a realidade de que antes de adotar novas metodologias e conceitos precisamos reabastecer os professores em relação aos novos desafios que nos fazem as novas cabeças (as crianças e jovens que já nasceram conectadas).

Também não podemos partir para a comparação de nossas escolas e da realidade de nossos alunos com a de outros países, outras culturas. Elas podem servir como orientação mas precisam com certeza de adaptações.

A instituição escolar também precisa de cuidados, afinal, não dá para querer os mesmos resultados quando nossos professores tem sob seus cuidados dezenas de alunos muitas vezes em escolas sem condições adequadas e com pouco acesso às novas tecnologias.

Há de se considerar ainda as imensas diferenças entre alunos de escolas públicas e das particulares. O dinheiro não é o único diferencial, mas sim tudo o que ele pode oferecer como o acesso a cultura e meios melhores de buscar a informação.

Já disse várias vezes nos blogs que acho um grande erro pensar no ensino técnico (visando o trabalho) como a grande saída para o Brasil. Isso nos daria bons profissionais, bons "fazedores" em áreas específicas, mas não nos daria o que mais nos faz falta: seres pensantes, com discernimento, capazes de raciocinar e de criar.

Há muito trabalho pela frente! 

Um comentário:

  1. Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns,
    também agradeço por partilhar o seu saber, se achar que merece a pena visitar o Peregrino E Servo,também se desejar faça parte dos meus amigos virtuais faça-o de maneira a que possa encontrar o seu blog,para que possa seguir também o seu blog. Paz.
    António Batalha.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir