sexta-feira, 20 de maio de 2011

Enqto Isso

Enquanto aguardo os textos dos convidados que postarão aqui, e já que nenhum voluntário faz comentários por conta própria e só prá sinalizar, resolvi tagarelar um pouco.
A Globo apresentou na semana uma série de reportagens abordando a educação no país. E acompanhados pelo excelente pensador (embora economista rsrsrs) Gustavo Ioschpe. Boa iniciativa, ao menos chama a atenção de muitos, já que indiscutivelmente a maioria da população dá muita credibilidade ao que a Globo apresenta.
Eu sinceramente ainda não tive tempo de ver as matérias, mas quando as vir devo ter mais alguma coisa prá dizer.
De verdade eu gostaria que as pessoas, especialmente os interessados em educação, tomassem seus lugares nos poucos lugares de que dispomos, como as redes sociais e blogs como este, mas... a grande maioria ainda prefere ficar no sofá discutindo com os apresentadores do jornal e com os companheiros de assistência ao vídeo.
Mas, alguns gatos pingados (no caso uma gata), aproveitam oportunidades importantes para falar o que sentem e assim atender ao clamor de muitos outros. Foi o caso do discurso da profª Amanda Gurgel cujo link que recebi de @maria_fro no Twitter reproduzo aqui :     http://goo.gl/V9KcP    Acho indispensável que todos assistam, moça coerente e corajosa.
A semana também trouxe um especial da Veja intitulado Uma Geração Descobre o Prazer de Ler que fala de algo que já disse lá no de Amália à Zeppelin ano passado em http://deamaliaazeppelin.blogspot.com/2010/06/o-habito-de-ler.html   . Na matéria Veja diz que um livro leva ao outro e é isso mesmo. Não adianta continuarmos a forçar adolescentes a começarem com Machado de Assis ou outros clássicos. Alguns podem gostar, mas serão poucos, a linguagem é muito distante dessas cabeças. Então, permitamos algo culturalmente mais próximo, que seja Harry Potter ou Melancia.... mas que um dia vão provocar um start qualquer que levará à descoberta de textos mais elaborados e assim vai.
Ainda hoje recebi também da  @maahzinhaah  uma jovem brasileira que mora no Texas o link para uma matéria do G1  http://glo.bo/lFFLQL  que é muito interessante porque põe em pauta, como eu também vivo discutindo, o uso da nova tecnologias na educação.
Na minha opinião, a proibição de celulares com acesso à net e outros troços desses modernos (dos quais nem sei o nome direito), vem de um medo que ou é injustificável ou só pode ser explicado pela falta de conhecimento diante do novo. Mas fugir do novo em educação é imperdoável!
Agora, há novidades e novidades! Não podemos sair por aí adotando qualquer coisa, e hoje em dia, nem mesmo quando a coisa é recomendado por certos ministérios, senão, em breve nóis vai estar providenciando uma galera de manos e minas sinistros ! E aí, é : Perdeu Playboy!
Então, já que ninguém ainda teve nada a falar aqui, exceto os que comentaram o primeiro post o negócio é ser chata, insistente, ao menos não me sentirei responsável pelas mazelas que ainda estão por vir em consequência da má qualidade de ensino no Brasil
Enquanto isso...

4 comentários:

  1. Infelizmente, no Brasil a educação não atende aos objetivos dos senhores feudais de Brasilia! Não é impossível tranformar este país em um país realmente de todos, e não apenas de uma elite politica! Perseverar, esta é a palavrinha mágica! Isso é possível com blogs como o seu! Não podemos desistir! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. O que mais assusta é que sai governo e entra governo e a educação de nossas crianças continua arcaica. Nada de diferente, continuam com a "pata da gazela e dom casmurro" não que não sejam bons livros longe disso, mas como vc bem diz é necessário buscar outro tipo de comunicação entre os alunos de hoje que com certeza são muito diferentes dos da minha época.

    ResponderExcluir
  3. E o que vocês me dizem das parcerias do terceiro setor nas escolas públicas?

    ResponderExcluir
  4. Enquanto isso,"eles" escrevem e publicam livro "educativo" ensinando falar errado.

    ResponderExcluir