Em 2014 as aulas, ao menos em São Paulo, recomeçam mais cedo.
Neste 27 de Janeiro, no Estado são 4 milhões de alunos.
No país todo é um batalhão enorme!
Aí, me dirijo aos pais e aos professores: VAMOS FAZER DIFERENTE?
2014, será atípico, com muitos dias livres por causa da Copa que serão somados aos muitos feriados no 1º semestre.
A Copa também vai dispersar a atenção de todos.
Mas não podemos nos esquecer que uma grande parte das dificuldades que o país enfrenta, são resultado da baixa qualidade da educação de nossa população.
Culpados? Chegamos a um ponto que nomear culpados tornou-se impossível.
Prefiro adotar a ideia de que a culpa é de cada um de nós, aqueles que receberam alguma educação, que tem condições de trocar informações e assumimos nossa parte na reconstrução do país.
Professores são responsáveis pela transmissão e a construção do conhecimento.
Pais são responsáveis pela transmissão da noção de direitos e deveres, dos conceitos de civilidade, pelo interesse nos estudos e nisso, os professores são meros colaboradores.
Ou seja: a base vem de casa, da família, dos que cuidam do aluno na vida.
Porém, a base não se mantém se for desconsiderada pelos professores...
Portanto, pais e professores: UNI VOS!
E já que falamos na Copa, dou uma sugestão aos professores. Não permitam que a dispersão causada pelos jogos que citei lá no início nos seja prejudicial.
Ao contrário! Aproveitem o vasto material que a realização da Copa nos trará.
Digo "nos trará", porque eu vou usar isso com minha neta, assim como fiz com os filhos e nos grupos de orientação de professores.
É muito simples e funciona! Basta observar o seguinte:
- Professores de Geografia e História podem trabalhar com conteúdo relativo aos países participantes.
- Professores de Ciências podem considerar a questão do preparo físico dos atletas, das questões relacionadas à física ao pensar a velocidade ou a trajetória das bolas.
- Professores de Português podem observar os diversos depoimentos, entrevistas, comentários e criar aulas incríveis com eles, além de aproveitar a presença de países que também falam o idioma.
- Professores de Matemática (argh! ops! desculpem!) podem falar das probabilidades, dos resultados numéricos do evento.
- os de Educação Física... bem, com esses acho que nem preciso falar!
E por aí vai.
Infelizmente, não daria para falar de tudo o que é possível fazer em um espaço tão limitado como este. Estarei a postos para opinar, basta que enviem comentários.
Este post, não está considerando todos aqueles problemas que a educação enfrenta e que todos nós conhecemos. Esses, a gente aborda em outro momento.
A intenção aqui foi apenas chamar a atenção para estratégias simples e capazes de transformar o dia a dia de alunos e professores.
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