Acredito sinceramente no papel da arte na construção de uma vida melhor.
Todos as expressões artísticas promovem uma mobilização interna que expande nossa percepção do mundo.
E esse "upgrade" pessoal é capaz de promover grandes transformações em nossa relação com as pessoas e com a vida.
Por exemplo, Caetano já disse "como é bom poder tocar um instrumento" Rita Lee "dançar para não dançar"...
E é verdade.
Todos que dançam, cantam, atuam, pintam, esculpem, sabem do prazer que essas atividades são capazes de oferecer.
Muitos veem a arte como algo pertencente a pequenos grupos, o dos endinheirados, o dos muito cultos.
Mas isso não é verdade.
A arte pertence ao mundo, é criação do humano inspirada pelo divino.
Não o divino da religião (embora seja permitido entender assim), mas aquele divino estado de ser, capaz de atravessar fronteiras e tocar a alma, o corpo e a mente de qualquer pessoa.
Além dessa condição primeira da arte, o estado brasileiro tem a preocupação de oferecer acesso à ela para a população em geral, seja na forma de espetáculos e exposições gratuitos ou na forma de ensino de arte.
E é aí que volto à minha questão favorita: EDUCAÇÃO
Tive duas experiências desalentadoras nesta semana ao conversar com artistas multiplicadores de seus saberes junto à população carente.
Eles relataram as dificulddes encontradas para transmitir a alunos de anos finais do ensino fundamental e a idosos os princípios de suas artes Instrumento( violão) e Teatro.
O motivo?
Alguns dos alunos são analfabetos ou analfabetos funcionais.
Como levar alguém que não sabe ler a ter alguma facilidade em conhecer, interpretar e memorizar uma música ou um texto teatral?
E é por isso que insisto tanto em dizer que educação é o fator fundamental a ser observado, analisado e reconstruido pelos governantes.
Assim como dificulta e minimiza os possíveis efeitos do ensino de artes, a falta de educação inibe a busca por direitos elementares e o cumprimento de deveres como o voto de maneira satisfatória.
Os artistas que se depararam com esse obstáculo não vão desistir, mas sabem que terão grandes desafios pela frente e que provavelmente não poderão executar seus projetos com 100% de aproveitamento.
Então, o que vcs me dizem disso?
Bom dia Patricia, tudo bom? Parabéns pelo ótima postagem transcrita.
ResponderExcluirUm tema abrangente e ao mesmo tempo reflexivo
A pergunta foi:
Como levar alguém que não sabe ler a ter alguma facilidade em conhecer, interpretar e memorizar uma música ou um texto teatral?
Resposta: Técnica de memorização
Em agosto do ano passado eu realizei workshop para 3ªidade (depois entre no meu blog) e visualize agosto de 2010,workshop para terceira idade
E vendo a dificuldade dos senhorinhos(as), em contar história usei essa tecnica e funcionou muito bem.
Os funcionários também deveriam usar o mesmo.
Dessa forma o texto fluirá bem.
Jamais a deistência!
Gostei muito do seu blog, estou te seguindo no blog e no twitter, me siga também
http://twitter.com/HistoriaRute
Eu sou a Rute do CCA-Mangalot, coordenadora
que entregou a vc, o cartão do blog.
Bjs, ótimo dia a vc.
Obs: funcionários não,os oficineiros( desculpe-me)
ResponderExcluir